A partir da telerradiografia lateral, construímos uma montagem cefalométrica a fim de prever as alterações esperadas em cada paciente. Para planejar adequadamente as mudanças que ocorrerão, o ortodontista deve ter conhecimento da condição atual, prever o crescimento esperado e conhecer o efeito específico do seu tratamento ortodôntico-ortopédico. Ricketts elaborou esta previsão de tratamento e Holdaway a chamou de Visualização dos Objetivos de Tratamento (VTO). O VTO permite ao ortodontista visualizar as alterações que deverão ocorrer e prescrever o tratamento necessário para que eles aconteçam.
    O tratamento com arco seccionado é outro importante princípio da terapia Bioprogressiva. É um processo básico no qual os arcos são segmentados a fim de que a aplicação da força em direção e quantidade seja mais vantajosa para os movimentos dos dentes.
    O tratamento com o arco seccionado:
 - permite que forças contínuas leves sejam dirigidas a cada dente para o seu eficiente movimento.
 - tem-se o controle mais eficiente da raiz nos movimentos (intrusões) do dente.
 - reduz o atrito dos brackets, enquanto eles deslizam ao longo do arco.
    Um tratamento eficiente ocorre quando o ortodontista tem um profundo conhecimento de todos os detalhes de seus procedimentos mecânicos, e quando ele compreende e respeita a influência que sua mecância tem sobre a anatomia e fisiologia das estruturas faciais. Através da cefalometria e do VTO utilizado na terapia Bioprogressiva, o ortodontista diagnostica e se orienta na busca
de um resultado satisfatóro e eficiente.

Voltar - pág.2