Brazópoles
- 15 de fevereiro de 2004
1ª etapa Copa Sul Mineira e Mineiro de Enduro
Estamos
atualizando o site. Confira as novas fotos, além do calendário
2004 com os Enduros de Regularidade da região sudeste, comentários
e críticas das provas que já rolaram este ano. Pedimos
desculpas aos internautas por alguns atrasos no calendário,
já que dependemos da divulgação do mesmo pelos
organizadores das copas.
Começamos por Brazópoles,
onde ocorreu a 1a etapa da Copa Sul Mineira e a 1a etapa do Mineiro.
Por lá tivemos uma boa acolhida pelo pessoal da Associação
de Motociclismo Sul Mineira (AMSM): Peninha, Guilherme Marcheti,
Milton Martins e outros. A novidade da Associação
é que piloto com mais de 50 anos não paga inscrição.
Falando sobre a prova, faço o meu relato pessoal:
Chegamos eu e o Beto Motorauto, em
Brasópoles (onde fui pela primeira vez competir em uma prova
de Enduro), no sábado à tarde. Começava a chover.
Apanhamos a planilha e fomos para o Hotel Vale dos Girassóis.
Ficamos em um chalé gentilmente
cedido pelo nosso amigo Rogério, que é proprietário
juntamente com sua família. A chuva não parou: choveu
a noite toda e também no domingo, entre estiagens e novas
pancadas. Ao colocar a planilha no roadbook, notei que o papel estava
frágil devido à umidade. Deu-se a largada, que foi
na pista de cross local, e, de cara, os pilotos enfrentaram uma
subida no meio de eucaliptos, na qual alguns já se complicaram.
A região é montanhosa,
com subidas e decidas no meio do mato, com direito a lama e enxurradas.
Começava ali a guerra: isto mesmo, uma verdadeira guerra,
onde o mais esperto, mais equipado e mais competente saía
na frente.
Para se ter uma idéia, a Organização
do evento determinou a retirada de um terço da prova, porque
nesta parte até poderíamos, com muita dificuldade,
conseguir subir, mas descer era impossível. Para um neutro
de 10 minutos, só cheguei quando faltavam apenas 2 minutos
para largar e fazer o balaio (que o pessoal da região chama
de alça). Depois os pilotos voltavam ao mesmo local para
um outro neutro, com um balaio que, se não me engano, gastaria
mais ou menos 20 minutos.
O Carlos Magno (treieiro da Organização,
que há alguns anos atrás andou com o Olavinho e Gil
Canaan, aqui nas trilhas de Belô) me perguntou: você
está muito atrasado? A resposta foi afirmativa. Como eu já
sabia que voltaria ao mesmo local depois de fazer o balaio e não
vi a presença dos pilotos da Sênior, perguntei ao Carlos
onde eles estavam. Ele me respondeu que alguns não haviam
chegado e outros ainda nem tinham passado para o primeiro neutro.
Mais tarde chegou o meu amigo Amilar,
lá de Timóteo. Depois de tirarmos uns 3 quilos de
barro das motos, saímos juntos. Ele foi fazer o balaio e
eu resolvi não fazer, mesmo tendo quase certeza de que iria
perder Pc. Perdi 2. Para minha surpresa, ao chegar no neutro principal,
os Pilotos da Over, que largaram depois, já estavam lá.
O Beto veio ao meu encontro e disse: Marão, o pessoal da
Over não quer fazer a segunda parte. Eu respondi que se fosse
unanimidade eu concordaria, mas que, do contrario, iria largar.
E assim o fiz, pelo fato de ser o primeiro piloto da Over.
Na segunda parte (passava-se dentro
do Hotel Fazenda, onde estávamos hospedados), durante trilha
no meio da mata, havia uma pequena cava, onde se passava no meio,
por um degrau, ou então no barranco, pela esquerda ou pela
direita Ao chegar lá, percebi que os pilotos da Sênior
ocupavam os dois lados. Sobrou para mim o degrau. Enrolei o cabo,
soltei a embreagem e bati lá em cima, no final da subida.
Lá estava o Pc. Tomei 40 segundos de atraso. Melhor do que
o Beto, que mesmo apenas um numero atrás, tomou 12 minutos.
As dificuldades se seguiram até o cancelamento do trecho
a que me referi, onde o Pc. dava as devidas instruções
sobre o modo mais fácil de retorno ao ponto de chegada. Minha
colocação foi 2o lugar. Paguei o preço por
não ter plastificado a planilha, que me fez parar 3 vezes
para emendá-la. Também na segunda parte da prova isto
foi feito, mas foi um pouco tarde. De qualquer forma, valeu. Afinal,
foi a primeira prova do ano na qual conseguimos testar nossa performance.
NOTAS dos QUESITO
|
Horário
de largada e entrega de troféus..= 8.0 |
Duração
da Prova ............................. = 8.0 |
Roteiro
........................................... = 8.0 |
Planilha
.......................................... = 8.5 |
Médias
............................................= 6,5 |
Neutros
......................................... = 8.0 |
Localização
e n.de PCs ..................... = 8.5 |
Local
de Largada ............................. = 9.0 |
Qualidade
dos Troféus .......................= 9.0 |
|
Na
média dos quesitos achamos a média 8.2 |
NOTA:
8,2 |
Voltar
às críticas